Uma das maneiras mais fáceis de deixar o seu aplicativo mais rico é aproveitar-se de APIs de terceiros. Se essas APIs forem gratuitas então, melhor ainda. Nesse vídeo, que é um replay da transmissão ao vivo que eu fiz pelo Periscope no dia 09/09/2015, eu mostro os três principais tipos de APIs que eu encontrei em uma pesquisa sobre esse tema:
Notas do vídeo:
APIs de roteamento
As principais APIs de roteamento disponíveis atualmente são: Google Maps, Bing Maps e Open Street Maps. Mas, André, não faz sentido para o meu aplicativo! Será? Se o seu aplicativo tiver algum cadastro de endereços, provavelmente você pode integrar essa funcionalidade. Exemplos: aplicativo florestal (empresa onde eu trabalho atualmente), logística de materiais (aplicativo de carrinho de lanche?), RH (rota do ônibus da empresa), etc.
APIs de calendário e contatos
Nessa categoria, as principais APIs são: Google Calendar, Exchange Server e Outlook Calendar. O seu aplicativo tem contatos (cadastro de clientes, fornecedores, etc) ou algum tipo de agenda? Implemente uma dessas APIs!
APIs de storage
Nunca tivemos tanto espaço disponível na nuvem! Qualquer pessoa tem uma conta no Dropbox hoje em dia. As principais APIs dessa categoria são: Dropbox, Amazon S3 e Onedrive. Pra quê você implementaria esse tipo de API no seu aplicativo? Roaming de configurações entre dispositivos diferentes e backup automatizado seriam dois exemplos.
Bônus 1 – APIs do Google
Foi-se o tempo em que o Google era um simples mecanismo de busca. Hoje em dia existe todo um ecossistema de serviços, e muitos deles têm APIs disponíveis (exemplo: Google Translate). Então, sugiro uma olhada na página de desenvolvedores do Google.
Bônus 2 – APIs sociais
Se o seu aplicativo tiver qualquer apelo social, é imprescindível que você implemente pelo menos as APIs do Facebook e Twitter.
Bônus 3 – Envio de e-mails
Hoje em dia é inadmissível que o usuário tenha que sair da sua aplicação para enviar um e-mail relacionado ao seu aplicativo. Caso ainda não tiver feito, implemente agora mesmo o envio de e-mails na sua aplicação utilizando este exemplo.
Para finalizar, uma pergunta para você
Legal que podemos utilizar todas essas APIs para deixar os nossos aplicativos mais ricos. Mas, e o seu aplicativo? Será que ele não poderia expor alguma funcionalidade através de uma API pública? Pense nesse detalhe desde o início do projeto, senão, se você deixar para o final, provavelmente você vai penar.
Me siga no Periscope!
Estou tentando manter a agenda de uma transmissão ao vivo por semana, toda quarta-feira, no horário do almoço (horário de Brasília). Acompanhe ao vivo e interaja comigo, fazendo perguntas ao vivo e deixando o seu feedback. Me siga no Periscope para receber as notificações. E, se você quiser receber essa gravação antes de todo mundo, assine a minha newsletter. O pessoal da minha newsletter já teve acesso antecipado a esse vídeo na semana passada. Assine agora mesmo clicando aqui ou utilizando o formulário abaixo.
Até a próxima!
André Lima
The post Periscope replay: As 3 principais APIs que você pode implementar no seu app appeared first on André Alves de Lima.